Higiene da pessoa com Alzheimer – Dicas para o dia a dia

Higiene da pessoa com Alzheimer – Dicas para o dia a dia

Organize rotinas, entenda as necessidades da pessoa e fique atento a questões de segurança para que o momento da higiene aconteça com tranquilidade.

Cuidar da higiene da pessoa com Alzheimer, sobretudo se já está num estágio mais avançado da doença, é um desafio. Essa é uma reclamação muito comum, e o que podemos fazer para ajudar nesse momento?

Separamos algumas dicas da ABRAZ (Associação Brasileira de Alzheimer) que podem ajudar os cuidadores nessa tarefa.

Organizar rotinas

Organize rotinas de higiene, de preferência com horário fixo. Se o paciente recusar o banho naquele momento, aguarde um pouco mais. Procure fazer do horário do banho um momento de relaxamento.

Cuidado com o espaço do banho

Verifique se há diferença entre uso de chuveiro, ducha manual ou banheira. Se houver preferências, tente utilizá-las. Banheiras devem ser usadas sob supervisão e apenas por pacientes com boa desenvoltura motora.

Deixe o banho o mais simples

Simplifique o banho o máximo possível, tornando-o breve. Para tanto, deixe todos os produtos a serem utilizados à mão e na ordem de uso.

Permita que o paciente banhe-se por si próprio com a maior autonomia possível. Auxilie apenas no que for necessário. Antes de fazer por ele, tente monitorar suas ações verbalmente dando instruções objetivas de cada passo.

O cuidador ou familiar pode complementar as ações e só assumir integralmente a tarefa se o paciente não for mais capaz de fazê-lo.

Cuidados com a higiene bucal

Verifique o uso adequado de escova dental e higiene de próteses dentárias e dos produtos utilizados em sua higienização. É preciso retirar a prótese e higienizá-la ao final das refeições. Restos de alimentos podem se acumular nas dobras, provocando infecção.

Verifique também o ajuste da prótese na boca do paciente. É comum a prótese ficar larga e começar a machucar a gengiva. Nesse caso, é necessário cuidar da lesão e levar o paciente ao dentista para que a prótese seja ajustada.

Evite constrangimentos para o paciente

Repare se o paciente fica embaraçado ao receber a ajuda de cuidador do sexo oposto e, nesse caso, procure a ajuda de um cuidador do mesmo sexo.

Garanta um banheiro seguro para a higiene, utilizando barras de segurança e assentos higiênicos.

Torne o ambiente agradável, usando produtos interessantes que chamem a atenção do paciente como sabonetes especiais e hidratantes. Uma alternativa pode ser o banheiro ter algum atrativo como música da preferência do paciente.