Mais Sobre Alzheimer

Longevidade, vida saudável e envelhecimento cada vez menos dependente de outras pessoas. A musculação para idosos e outras atividades são essenciais para envelhecer bem.

A musculação para idosos, assim como a prática de outras atividades físicas de força muscular, possuem inúmeros benefícios em todas as faixas etárias. Para idosos não seria diferente. Além disso, ajuda a prevenir doenças, mantém a pessoa ativa e cria vínculos de amizade e cumplicidade.

Alguns dos benefícios são:

1. Benefícios comprovado para os ossos! Eles ficam mais “fortes” e menos suscetíveis à osteoporose e consequente faturas.

1. Reduz comprovadamente a Sarcopenia, que é a perda da massa e da força muscular, a fragilidade do idoso e mantem por mais tempo a independência para as atividades da vida diária.

1. Diminui dores de articulação, dando mais firmeza para os músculos, sobrecarregando menos as articulações.

1. Redução da inflamação do corpo e consequente melhora no controle e prevenção de doenças como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia (“colesterol alto”) e melhora do desempenho cardiovascular.

1. Aumenta a autoestima e sensação de bem-estar, pela prática do esporte em si, além de, em muitos casos, poder ter a companhia de outras pessoas para realização dessas atividades, gerando assim, uma nova rede de apoio social.

É importante que não só a musculação para idosos, mas todas as atividades físicas sejam feitas com acompanhamento médico e de profissionais capacitados durante as práticas.

Longevidade e estilo de vida

Em um estudo feito com 170 mil profissionais de saúde americanos, acompanhados por mais de 30 anos, foram analisados cinco fatores: tabagismo (nunca ter fumado), atividade física (≥3,5 horas/semana de atividade de intensidade moderada a vigorosa), alta qualidade da dieta (>40% de um índice validado de alimentação saudável), ingestão moderada de álcool de 5-15 g/dia (mulheres) ou 5-30 g/dia (homens) e peso normal (índice de massa corporal <25).

A soma dessas cinco variáveis deu uma pontuação final no estilo de vida de baixo risco, no escore variando de 0 a 5, com pontuações mais altas (>4 pontos) indicando um estilo de vida mais saudável.

A partir desse estudo, foi visto que quem somou >4 pontos no momento em que completavam 50 anos (tinham um padrão alimentar saudável, com altos níveis de atividade física, não fumantes, com consumo moderado de álcool e um IMC ideal) tinha uma expectativa de vida mais longa, livre de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes.

Em homens, a expectativa de vida sem doenças aos 50 anos saltava de 73 (nenhum ponto) para 81 anos (>4 pontos). Entre as mulheres o salto da expectativa era de 73 para 84 anos, respectivamente.

Fonte: Li Yanping, Schoufour Josje, Wang Dong D, Dhana Klodian, Pan An, Liu Xiaoran et al. Healthy lifestyle and life expectancy free of cancer, cardiovascular disease, and type 2 diabetes: prospective cohort study BMJ 2020; 368 :l6669.

Palavra foco: musculação para idosos

Tags: #Alzheimer #DoençaDeAlzheimer #DrAlexandreCavalcanti #saúde #geriatria

× Como posso te ajudar?