facebook-domain-verification=3j6d0wabztenh6o4mud37xpfnxi0ycfacebook-domain-verification=3j6d0wabztenh6o4mud37xpfnxi0yc

Mais Sobre Alzheimer

NEWSLETTER

MARÇO 2022

A newsletter do Mais Sobre Alzheimer é uma iniciativa para divulgar inovações, tratamentos e cuidados sobre o Alzheimer. 

Se houver algo que você gostaria que fosse abordado ou apresentado, uma boa notícia ou qualquer coisa que você ache interessante – basta nos enviar um e-mail.

Fique por dentro de tudo o que aconteceu no mês de FEVEREIRO de 2022.

Boa leitura!

NOTÍCIA SOBRE ALZHEIMER

Alzheimer: por que a ciência está mudando o alvo em busca da cura?

A doença começa de forma sorrateira e atinge mais os idosos a partir de 65 anos

“Eu me perdi”, dizia primeira paciente com Alzheimer (Sebastien Bozon/AFP)

 

Mais de 100 anos se passaram desde que o primeiro caso da doença de Alzheimer foi descrito por um médico alemão. Até hoje, porém, pacientes com a doença não têm um tratamento eficaz. O caminho para desvendar o Alzheimer e descobrir a cura parece até uma investigação criminal complicada: por muitos anos, enquanto cientistas miravam um só suspeito para a degeneração do cérebro, outros agentes biológicos atuavam.

Agora, os alvos estão mudando. Investigadores ampliaram suas hipóteses para descobrir quem é o vilão causador da perda de memória e da capacidade de fazer tarefas do dia a dia. Ou quais são. Estão na mira da ciência novos suspeitos: acredita-se que a neuroinflamação, falhas na conexão entre um neurônio e outro e até defeitos no trabalho de eliminar o “lixo” do cérebro podem estar por trás do Alzheimer.

A doença começa de forma sorrateira e atinge mais os idosos a partir de 65 anos. Parte dos cientistas acredita que o Alzheimer começa a se desenvolver cerca de 15 anos antes dos primeiros sintomas de perda de memória. Os lapsos têm início com dificuldades de formar novas memórias. É comum esquecer onde deixou as chaves ou qual o número do prédio onde mora.

Apatia, fadiga e delirium – Sinais de demência vascular e AVC?

Artigo – Dr. Alexandre Cavalcanti

Alguns sintomas neuropsiquiátricos como apatia, fadiga e delirium podem ser um indicador precoce de doença de pequenos vasos cerebrais grave (DPV).

Alguns sintomas neuropsiquiátricos como apatia, fadiga e delirium podem ser um indicador precoce de doença de pequenos vasos cerebrais grave (DPV), uma causa comum de demência vascular e acidente vascular cerebral (AVC) que, até então, era considerada clinicamente silenciosa.

COMUNIDADE

Mais Sobre Alzheimer

Assista gratuitamente à 1ª aula do nosso treinamento Mais Sobre Alzheimer.

Torne-se aluno agora mesmo e tenha um entendimento essencial sobre a doença de Alzheimer e um aprendizado completo sobre como o cuidador deve lidar com a doença.

Dica do Mês

E-book Casa Segura para o Idoso - Dr. Alexandre Cavalcanti

Elaborei este e-book com instruções da forma mais prática e direta possível para transformar a sua casa em um ambiente mais seguro e confortável.
É muito importante a conscientização da prevenção de acidentes domésticos e esse e-book será o seu guia, leia quando e onde puder.

Ouça nosso Podcast

Episódio do Mês

Como organizar a vida financeira do seu familiar com Alzheimer?

Dica de Filme sobre Alzheimer para se emocionar e informar

O cinema é a paixão de muitos… Para outros, é no mínimo uma boa forma de passar o tempo e se divertir. Quem é que não gosta de assistir a um bom filme, não é mesmo? Hoje preparamos uma dica de filme que fala sobre o Alzheimer.

Amor (2012)

Com um Globo de Ouro e 5 indicações ao Oscar, Amor é um drama tocante e sensível. O filme conta a história de um casal de idosos franceses. Anne, a esposa, sofre um derrame que a deixa com um lado do corpo paralisado. Além disso, ela começa a ter os primeiros sintomas de Alzheimer e passa a ser cuidada por seu marido, que precisa encarar sozinho essa tarefa.

Veja o Trailer clique aqui.

Mais sobre alzheimer - Loja

Conheça um pouco mais sobre nossa loja virtual

Nossa linha de produto mais sobre alzheimer feita com carinho e amor

Você já acessou nossas redes sociais?

× Como posso te ajudar?