Depressão

Depressão | Dr. Alexandre Cavalcanti Geriatra em Fortaleza

Depressão

DEPRESSÃO EM IDOSOS – AS VÁRIAS POSSIBILIDADES DE TRATAMENTO

Atividades físicas, remédios, encontros de terapia grupal e outras tantas possiblidades podem ser aliadas no tratamento de depressão em idosos.

Cada vez mais comum em todas as faixas etárias a depressão atinge, em cheio, as pessoas idosas. Sozinhos, muitas vezes abandonados pela família e com outras limitações de saúde, esse público se debilita mais rapidamente quando é acometido por uma enfermidade como é essa. Não é fácil lidar com as múltiplas perdas ocorridas nesta faixa etária. Mas é possível tratar a Depressão em idosos e melhorar muito a qualidade de vida.

É fundamental estimular a vida saudável nesse grupo. Por exemplo, rotinas baseadas em atividades físicas, alimentação adequada, encontros com amigos, presença familiar, diversas formas de higiene mental e lazer… Essas e outras alternativas se mostram eficazes para combater a Depressão em idosos

Fique atento aos sintomas, como falta ou excesso de apetite, insônia, alteração do humor, irritabilidade, além de dores pelo corpo e também falta de estimulo para realizar tarefas básicas do dia a dia.

Possibilitar o aprendizado de algo novo que estimule e desafie; A prática de algum esporte, trabalhos manuais como pintura, artesanato e outros; Aprender uma nova língua, plantar uma horta, se permitir uma nova formação/profissão ou uma nova forma de ocupação como ajudar os outros. Todas essas são formas de combater e tratar a depressão.

Possibilidades de tratamento dDepressão em idosos

Antidepressivos: os fármacos são uma alternativa importante de tratamento. No entanto, eles precisam ser ministrados com cuidado sob supervisão de um profissional. Como estamos falando de um público que pode ter outras fragilidades de saúde, o uso desses remédios deve ser observado com cuidado e usados inadequadamente pode trazer malefícios. Na duvida procure um geriatra.

Tratamentos alternativos para depressão em idosos: essas sugestões podem ser conciliadas com outras formas de tratamento, como o uso de medicamentos. Tudo depende da gravidade do quadro depressivo.

• Acupuntura e prática de exercícios físicos;
  • Yoga
  • Arteterapia;
  • Massagem terapêutica;
  • Orientação espiritual;
  • Meditação.

Psicoterapia no tratamento de Depressão em idosos: o acompanhamento baseado em conversas com o psicoterapeuta tem como objetivo, abrir um campo de diálogo para ajudar na superação dos efeitos causados pela depressão. Além disso, os encontros podem ser grupais e associados a outras práticas terapêuticas, como dança, por exemplo.

Alguns benefícios:

• Promoção da autoestima;
  • Contato com outras pessoas;
  • Rede de cuidados;
  • Interação social;
  • Identificação das causas da depressão;
  • Planejamento de metas para a vida.

A depressão tem cura, busque ajuda!

Realize seu agendamento online

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.