facebook-domain-verification=3j6d0wabztenh6o4mud37xpfnxi0ycfacebook-domain-verification=3j6d0wabztenh6o4mud37xpfnxi0yc

Mais Sobre Alzheimer

NEWSLETTER

JULHO 2023

Prezados leitores,
É com prazer que apresentamos a edição de julho de 2023 da newsletter do Mais Sobre Alzheimer. Nosso objetivo é mantê-los informados sobre as últimas novidades, avanços e cuidados relacionados ao Alzheimer. Se você tiver sugestões ou tópicos específicos que gostaria que abordássemos, não hesite em nos enviar um e-mail.
 

Fique por dentro de tudo o que aconteceu no mês de JUNHO de 2023.

Boa leitura!

Consumo em excesso de sal está associado a distúrbios cognitivos, diz estudo

Além de ser um fator de risco para a pressão alta, o consumo excessivo de sal pode estar associado ao desenvolvimento de distúrbios cognitivos

Além de ser um fator de risco para a pressão alta, o consumo excessivo de sal pode estar associado ao desenvolvimento de distúrbios cognitivos

Pesquisadores japoneses identificam dois sistemas fisiológicos principais envolvidos na hipertensão induzida por alto teor de sal e no comprometimento emocional e cognitivo

O sódio é um nutriente essencial necessário para a manutenção de funções do organismo humano. No entanto, o excesso está ligado a problemas de saúde, incluindo o aumento da pressão arterial. Nesse contexto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de menos de 5 gramas de sal por dia, o equivalente a pouco menos de uma colher de chá.

Além de ser um fator de risco para a pressão alta, o consumo excessivo de sal pode estar associado ao desenvolvimento de distúrbios cognitivos. É o que aponta um estudo conduzido por pesquisadores do Japão, publicado no periódico científico British Journal of Pharmacology.

 

“A ingestão excessiva de sal é considerada um fator de risco para hipertensão, disfunção cognitiva e demência. No entanto, estudos com foco na interação entre o sistema nervoso periférico e central não investigaram suficientemente essa associação”, afirma o pesquisador da Escola de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Fujita Health University Hisayoshi Kubota, autor do estudo.

De acordo com estudos, a adição excessiva de fosfatos à proteína “tau” é a principal responsável por consequências negativas emocionais e cognitivas. A tau é uma proteína chave da doença de Alzheimer.

Alimentação e Alzheimer – Entenda os benefícios dessa relação

Artigo - Dr. Alexandre Cavalcanti

Alimentação e Alzheimer? Sua alimentação tem um impacto muito importante na saúde do seu cérebro. Comece a mudar hábitos alimentares pensando no cuidado com a mente.


A Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ) estima que 1,5 milhão dos habitantes do nosso país são portadores da doença de Alzheimer. No mundo, 47 milhões de pessoas têm algum tipo de demência. Mas qual a relação entre alimentação e Alzheimer?

 

E sua alimentação tem um impacto muito importante na saúde do seu cérebro. Foi feito uma estimativa e em 10 anos, a doença de Alzheimer pode acometer aproximadamente 70 milhões de indivíduos.

 

A mudança e a suplementação nutricional não curam, no entanto, quanto mais precoce a intervenção no desenvolvimento da doença, maiores são os benefícios para a pessoa. Por isso, alimentação e Alzheimer devem estar sempre associadas.

 

O cérebro é um órgão gorduroso. Existem suplementos com as quantidades certas de gorduras boas associadas a vitaminas e minerais que podem nutrir adequadamente o cérebro e retardar o aparecimento da doença e a sua evolução. Essa é uma área nova de estudos, mas tem se desenvolvido muito.

Ouça nosso Podcast

Episódio do Mês

Quais são as questões legais que envolvem o familiar com Alzheimer?

COMUNIDADE

Mais Sobre Alzheimer

Assista gratuitamente à 1ª aula do nosso treinamento Mais Sobre Alzheimer.

Torne-se aluno agora mesmo e tenha um entendimento essencial sobre a doença de Alzheimer e um aprendizado completo sobre como o cuidador deve lidar com a doença.

Dica do Mês

E-books Dr. Alexandre Cavalcanti

Elaborei este e-book com instruções da forma mais prática e direta possível para você aprender sobre a DIETA MEDITERRÂNEA, um tipo de alimentação que prescrevo, justamente por ser muito rica em nutrientes e “gorduras boas” que ajudam na proteção dos neurônios e de outras células da rede neural.

Elaborei este e-book com instruções da forma mais prática e direta possível para transformar a sua casa em um ambiente mais seguro e confortável.
É muito importante a conscientização da prevenção de acidentes domésticos e esse e-book será o seu guia, leia quando e onde puder.

Conheça Nosso canal no Youtube

Conheça o canal do Mais Sobre Alzheimer no YouTube e mergulhe em um universo de informações, apoio e conhecimento sobre o Alzheimer. Nosso canal é dedicado a compartilhar conteúdos relevantes e atualizados sobre essa doença tão impactante, abordando desde os sintomas e diagnóstico até os cuidados e tratamentos disponíveis.

Dica de Filme sobre Alzheimer para se emocionar e informar

O cinema é a paixão de muitos… Para outros, é no mínimo uma boa forma de passar o tempo e se divertir. Quem é que não gosta de assistir a um bom filme, não é mesmo? Hoje preparamos uma dica de filme que fala sobre o Alzheimer.

Amor (2012)

Com um Globo de Ouro e 5 indicações ao Oscar, Amor é um drama tocante e sensível. O filme conta a história de um casal de idosos franceses. Anne, a esposa, sofre um derrame que a deixa com um lado do corpo paralisado. Além disso, ela começa a ter os primeiros sintomas de Alzheimer e passa a ser cuidada por seu marido, que precisa encarar sozinho essa tarefa.

Veja o Trailer clique aqui.

Mais sobre alzheimer - Loja

Conheça um pouco mais sobre nossa loja virtual

Nossa linha de produto mais sobre alzheimer feita com carinho e amor

Você já acessou nossas redes sociais?

× Como posso te ajudar?